sexta-feira, 27 de abril de 2012

POLÍTICA.

Médicos falam em risco de morte e que não há garantia em nova cirurgia
Edilson Damasceno
Da Redação

Quadro extremamente complicado e que se apresenta com percentual de mortalidade em 80%. Foi esse o diagnóstico apresentado pela equipe médica que acompanha o vereador Francisco Dantas da Rocha, "Chico da Prefeitura", 61, que está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, para o qual foi levado na tarde da terça-feira passada, 24, depois de sentir fortes dores no peito e falta de ar. Ontem, a pedido da família, os médicos Bernardo Rosado, Emmanoel Diniz e Gustavo Souto Maior receberam a imprensa para detalhar o estado de saúde do vereador. O cardiologista Bernardo Rosado informou que Chico da Prefeitura chegou ao hospital com infarto agudo, resultante da obstrução da principal veia do coração.
Ele disse que foram feitos os procedimentos (angioplastia, cateter e a colocação de mais um stent) e que a cirurgia havia sido positiva. Contudo, clinicamente o parlamentar não reagiu e sofreu uma parada cardíaca de um minuto na tarde da quarta-feira passada, 25. O cardiologista também informou que um exame eletrocardiograma mostrou que pequenos vasos sanguíneos do coração do paciente também estavam obstruídos e que cerca de 60% dos músculos do órgão não respondiam à necessidade de bombear sangue.
"É um quadro extremamente grave e o percentual de mortalidade, nesses casos, chega a 80%", afirmou Bernardo Rosado, acrescentando que o problema apresentado quando Chico da Prefeitura deu entrada no hospital foi o comprometimento da principal veia do coração. "Fizemos a angioplastia primária para restabelecer o fluxo de sangue da coronária e foi colocado um novo stent. Às vezes, a resposta anatômica não é igual à clínica, que não reflete à melhora do paciente. Nesse caso, constatamos que pequenos vasos sanguíneos também estão obstruídos", informou o médico.
"O coração é uma bomba; por falta de força da musculatura, o sangue não estava bombeando. O paciente teve queda de pressão e estamos aventando as coronárias comprometidas. É uma tentativa heroica, tentando dilatar as coronárias, mas não há garantia de sucesso", afirmou. Bernardo Rosado também disse que não há prazo para essa nova intervenção cirúrgica e que se reunirá com os demais médicos para decidir o que fazer.
O quadro clínico de Chico da Prefeitura pode se agravar ainda mais. É que, de acordo com o cardiologista, se a queda da pressão arterial persistir, as funções renais do paciente podem ficar comprometidas. "Isso causaria problemas na função renal, que começará a se deteriorar."
Bernardo Rosado esclareceu que o percentual de 80% de mortalidade é porque Chico da Prefeitura se encontra em "choque cardiogênico" (estado no qual o coração, que está enfraquecido, não é capaz de bombear sangue suficiente para as necessidades do corpo). Ainda segundo o médico, Chico da Prefeitura precisa reagir aos medicamentos para, posteriormente, a equipe médica analisar a possibilidade de uma nova cirurgia para desobstrução de pequenos vasos que estão obstruídos.
O cardiologista também informou que o tempo de respostas aos medicamentos, pelo paciente, geralmente se apresenta em poucos dias. Perguntado se poderia levar um mês, respondeu: "Passar 30 dias na UTI em uma situação dessa é difícil de acontecer."
O médico Gustavo Souto Maior - hemodinamicista, cardiologista e intervencionista do Hospital Wilson Rosado e que integra a equipe que acompanha Chico da Prefeitura - corroborou as palavras de Bernardo Rosado e afirmou que a desobstrução dos pequenos vasos não representa garantia de melhora do músculo do coração do parlamentar.
"É uma situação bem adversa. O paciente chegou com um infarto extenso e que comprometeu grande parte do coração. Estamos tentando o possível, mas o quadro é extremamente grave", disse Gustavo. Bernardo Rosado acrescentou às palavras do colega: "Não há garantia de melhora e vamos usar todos os meios, até as mais remotas possibilidades", disse.

Chico da Prefeitura reage bem à nova angioplastia, diz irmão
Apesar de a equipe médica ter dito que não havia prazo para uma nova intervenção cirúrgica no coração do vereador Chico da Prefeitura, a segunda angioplastia (a primeira ocorreu na terça-feira passada) foi realizada no final da tarde de ontem. Pela manhã, os médicos avisaram que seria uma cirurgia de risco.
Dão Dantas da Rocha, irmão de Chico, informou - por telefone - que a cirurgia teria ocorrido com sucesso e que o vereador teria reagido bem ao procedimento. "O mais importante é que a angioplastia seria um risco, mas ele reagiu e está bem", afirmou.
A assessoria de imprensa de Chico da Prefeitura vem informando sobre a situação clínica do vereador através do microblog Twitter. Após a cirurgia feita no final da tarde de ontem, a jornalista Fávila Maia postou: "Doutor Bernardo disse que essa nova angioplastia que foi feita na tarde de hoje (ontem) era tudo ou nada para a recuperação de Chico, e ele resistiu e está respondendo bem. A pressão (arterial) já está estabilizada e os batimentos cardíacos voltando ao normal."

Cigarro, café e estresse são inimigos para quem tem problemas cardíacos
O cigarro, café e estresse são inimigos do coração, e foram esses três males dos quais o vereador Chico da Prefeitura teria sido orientado a se manter distante, ainda no ano passado, quando procurou atendimento médico na capital do Estado e onde realizou duas angioplastias no coração e colocou três stents. Além disso, o parlamentar teria recebido como prescrição o afastamento da política.
Ele não teria conseguido atender as recomendações médicas. Fumava, em média, um maço (de 20 cigarros) por dia e não teria deixado o café. Com relação ao estresse, este veio com força e devido ao fato de Chico da Prefeitura continuar na política e insistir pela viabilização de seu nome à disputa majoritária deste ano, na qual ele pleiteava sair candidato a prefeito.
O temperamento explosivo do vereador também teria provocado a elevação do nível do estresse. Chico da Prefeitura, por diversas vezes, havia dito que iria romper com o agrupamento político ao qual faz parte se não fosse indicado pelo DEM à Prefeitura de Mossoró. Contudo, ele havia amenizado o tom nos últimos dias e costumava dizer que seu nome era uma indicação popular.
Outro fator que pode ter contribuído para que o parlamentar viesse a sofrer infarto agudo diz respeito à inelegibilidade decorrente da reprovação de suas contas e referentes às eleições de 2010, quando disputou vaga na Assembleia Legislativa. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) detectou falhas. Chico recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e já teria avisado que, em caso de não entrar na disputa eleitoral deste ano, tinha duas opções: a filha Rafaela Dantas e o irmão Dão Dantas da Rocha.



PPS, PP, PHS e PTC declaram neste sábado apoio a Larissa Rosado
O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, virá a Mossoró amanhã para prestigiar solenidade de apoio de seu partido à pré-candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) à Prefeitura de Mossoró nas eleições deste ano. O ato político acontecerá às 10h no Requinte Buffet.
Além do PPS, a pré-candidata do PSB receberá apoio do PP, PHS e PTC, os quais somam força ao PPS e PTB, primeira legenda a declarar aliança a Larissa Rosado.
Segundo a assessoria de imprensa de Larissa Rosado, o presidente estadual do PPS, ex-deputado estadual Wober Júnior, teria dito que o momento consolidará o projeto do partido de caminhar ao lado da pré-candidata do PSB.
"Temos certeza que esse é um projeto vitorioso. Acompanhamos o trabalho da deputada Larissa Rosado há vários anos, fomos colegas de Assembleia e confiamos na sua capacidade e disposição de luta por melhorias na qualidade de vida da população", disse Wober Júnior.

Fafá lança campanha contra febre aftosa
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no município foi lançada nesta quinta-feira, pela prefeita Fafá Rosado. A solenidade aconteceu no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá (Mercado do Bode), e contou com a participação de gestores da Prefeita Municipal, vereadores, representantes de entidades ligadas à zona rural e agricultores.
"É importante que o gado esteja imunizado, pois a saúde animal reflete na saúde humana, já que a carne é umas bases de nossa alimentação. A gestão municipal, preocupada com os rebanhos, disponibilizou R$ 60 mil para a aquisição das doses da vacina", disse Fafá.
De acordo com Rondinelli Carlos, gerente da Agricultura, a campanha contará com 10 mil doses de vacinas em cada etapa: a primeira em maio e a segunda prevista para novembro. A Prefeitura Municipal realiza a vacinação somente para os pequenos criadores e agricultores familiares, que não têm condições de bancar sozinhos um investimento deste tipo.
Quatro equipes técnicas trabalharão de segunda a sexta na campanha, de 2 a 31 de maio. A expectativa é que 10 mil animais sejam imunizados nesta primeira etapa. O Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) é parceiro da Municipalidade nesta iniciativa.
Antes do lançamento da campanha, foi realizada uma mobilização na zona rural do município, preparando os criadores para a ação. O gerente da Agricultura reforça algumas recomendações para facilitar o trabalho das equipes. "É preciso que os animais estejam presos quanto os técnicos chegarem. A demanda é grande e um cronograma extenso deve ser cumprido, por isso os criadores devem ajudar a equipe. A contenção dos animais é de inteira responsabilidade do proprietário".
Na ocasião, Fafá Rosado falou sobre a estiagem que preocupa os agricultores. A prefeita informou que esteve em Brasília buscando apoio para minimizar os efeitos da seca e que um plano de contingência foi elaborado pelo Município para auxiliar nessa questão. "Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar a população do campo que tem passado por dificuldades devido a estiagem", declarou a chefe do Executivo municipal.

CAMPANHA EM 2011
A Gerência da Agricultura, em novembro de 2011, imunizou quase 80 mil animais, o que corresponde a cerca de 80% da demanda prevista. O resultado foi avaliado como positivo, já que foi alcançado um bom êxito tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo. A campanha foi considerada tranqüila, e possibilitou até o retorno das equipes a comunidades onde não tinha sido possível a vacinação de todo o gado.

Índio é retirado de plenário do STF após protestar contra sistema de cotas
O índio guarani Araju Sepeti foi expulso pelos seguranças do Supremo Tribunal Federal (STF) após interromper por três vezes a sessão em que estava sendo julgada a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades públicas. Vestido com uma camisa do time de futebol do Vasco da Gama, Sepeti estava sentado na primeira fila do plenário, próximo aos ministros, e cobrou do ministro Luiz Fux que, em seu voto, mencionasse também os índios.
Em seu voto, Fux falava sobre a ausência de ministros afrodescendentes nos tribunais superiores quando foi interrompido. "Tem que falar dos índios também", afirmou em voz alta. O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou não serem permitidas manifestações no plenário e pediu calma a Sepeti. O índio guarani interrompeu outras duas vezes o voto.
Um homem - negro - que assistia ao julgamento tentou acalmá-lo, mas o índio atacou. "Não está satisfeito, volta para o seu quilombo", disse, conforme o relato de pessoas que estavam próximas a ele. Britto interrompeu o julgamento por cinco minutos e ordenou que a segurança o tirasse do plenário para que o julgamento prosseguisse.
Enquanto era arrastado para fora do plenário, o índio guarani chamou de racistas e cachorros os seguranças do tribunal. Sepeti foi liberado pelos seguranças na Praça dos Três Poderes. Sepeti, nascido em Mato Grosso do Sul, afirmou representar a ONG Central da União de Índios e Aldeias.

JULGAMENTO
Os ministros do STF Joaquim Barbosa e Cesar Peluso votaram pela constitucionalidade da política de reserva de vagas para negros em universidades públicas, assim como todos os outros. Em seu voto, Peluso criticou argumentos de que a reserva de vagas fere o princípio da meritocracia. "O mérito é sim um critério justo, mas é justo apenas em relação aos candidatos que tiveram oportunidades idênticas ou pelos menos assemelhadas", disse. "O que as pessoas são e o que elas fazem dependem das oportunidades e das experiências que ela teve para se constituir como pessoa."
Em um voto rápido, Barbosa, o único ministro negro da Corte, disse que os críticos das cotas são, normalmente, aqueles "que se beneficiam ou se beneficiaram da discriminação da qual são vítimas os grupos minoritários".
Ele afirmou que, no Brasil, a discriminação é cultural, "arraigada", do tipo que as pessoas não percebem. Segundo ele, os críticos das cotas raciais dizem que no Brasil existe uma "paz social", mas que segundo ele "mais cedo ou mais tarde se veria perturbada quando um grupo expressivo se vê à margem".
Barbosa também disse que nenhum país pode se tornar uma potência, mantendo tal dinâmica. "Não se pode perder de vista o fato de que a história universal contemporânea não registra nenhum exemplo de nação que tenha se erguido de condição periférica à condição de potencia, digna de respeito na política internacional, mantendo no plano doméstico uma política de exclusão, aberta ou dissimulada, pouco importa, em relação a uma parcela expressiva de sua população", afirmou.
Ele citou julgamento da Suprema Corte americana que validou o sistema de cotas para negros nos Estados Unidos, ao dizer que o principal argumento que levou àquela decisão foi o seguinte: "Os EUA eram e continuam a ser um país líder no mundo livre, mas seria insustentável manter-se como livre, mantendo uma situação interna como aquela".
Apenas o ministro Dias Toffoli não votou, pois ele atuou na ação, quando era advogado-geral da União no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Direita espera resposta de Sarkozy
A líder do partido de extrema-direita da França, Marine Le Pen, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial do último domingo, disse ontem que aguarda uma resposta à uma pergunta específica que fez ao presidente Nicolas Sarkozy antes de decidir se irá apoiá-lo na segunda etapa da disputa, em 6 de maio. Sarkozy, na quarta-feira, descartou o apoio da extrema direita, mas disse que será receptivo a algumas demandas dessa parcela do eleitorado. Ele disputará o segundo turno em 6 de maio contra o candidato do Partido Socialista (PS), François Hollande.
"Fiz uma pergunta simples, muito simples. Estou esperando que Nicolas Sarkozy e que o secretário geral do (partido governista) União por um Movimento Popular (UMP), Jean-François Copé, respondam", disse Le Pen numa entrevista à rádio RTL.
Le Pen disse que pediu a Sarkozy e ao secretário-geral que digam com clareza quem eles apoiariam nas eleições parlamentares se um candidato de seu partido, a Frente Nacional, viesse a enfrentar um rival socialista.
Segundo Le Pen, muitos políticos da União por um Movimento Popular, como o partido de Sarkozy é conhecido, já disseram em público que prefeririam votar em um candidato socialista a votar em um representante da extrema direita.
Perguntada qual seria sua decisão se Sarkozy dissesse ser a favor de um candidato da Frente Nacional, Le Pen se recusou a responder. "Minha pergunta continua sem resposta", explicou.
Para Le Pen, "tudo que há poucos dias era estigmatizado por Sarkozy e sua trupe...(que) éramos xenófobos, antissemitas, racistas, (que) a preferência pelos nacionalistas era uma vergonha, (que) estávamos à margem da República...já não existe mais". Isso, afirmou, é uma prova de que os seguidores da Frente Nacional vinham sendo insultados há anos por questões eleitorais Marine Le Pen teve 17,9% dos votos no primeiro turno, em 22 de abril.
Hollande, primeiro colocado, teve 28,5% dos votos, enquanto Sarkozy obteve 27%. Le Pen defende que a França abandone o euro e volte a ter o franco como moeda. Ela também dirige sua ira aos milhões de muçulmanos que vivem na França, ao comparar islâmicos que rezam nas ruas por falta de espaço nas mesquitas aos ocupantes da Alemanha nazista na França, entre 1941 e 1945.
O segundo político mais importante da FN, Louis Aliot, disse que votará em branco no segundo turno porque Sarkozy "insultou" o partido. Marine Le Pen disse que em 1º de maio anunciará se apoiará um dos dois candidatos no segundo turno. As pesquisas de intenção de voto indicam que apenas metade dos eleitores da FN votariam em Sarkozy no segundo turno, com o restante se abstendo ou votando em Hollande.
Muitos políticos da UMP, que é de centro-direita, também rechaçam a extrema direita. O ex-primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin, disse nesta quinta-feira ao jornal Le Monde que é contra uma aliança com a FN. "Eu permaneço ligado aos valores humanistas dos nossos projetos", disse Raffarin.
"Sarkozy perdeu. Ele não será reeleito", disse Marine Le Pen em entrevista na semana passada à Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...