quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Energia solar: setor avança no Rio Grande do Norte

Após a apresentações dos painéis sobre energia eólica e redes de distribuição e transmissão, foi a vez de voltar as atenções para a energia solar. O professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN, Ricardo Lúcio da Araújo Ribeiro, apresentou as tecnologias fotovoltaicas e o projeto de uma usina solar em implantação no Alto do Rodrigues. O engenheiro mostrou o estágio atual de painéis fotovoltaicos (PV) no Brasil e ressaltou a necessidade de melhorar a tecnologia de captação e conversão solar. Ele citou, inclusive, a situação dos incentivos econômicos. “A China evoluiu no mercado de energia solar por meio dos incentivos econômicos. O Brasil ainda está engatinhando nesse setor, visto que os incentivos por aqui ainda são baixos”, explica.

Ricardo Lúcio mostrou ainda, que entre os anos de 2008 e 2011, houve uma redução de 60% no preço dos painéis fotovoltaicos no mundo. “Isso favorece o impulso do setor”, comenta. O professor apresentou ainda projetos implantados no Brasil, como a usina fotovoltaica de Tauá, localizada no Ceará. “Atualmente, ela produz cerca 1MW por ano, mas já chegou a gerar 1,5MW, considerado o máximo de produção até agora”, enfatizou.
E, para finalizar, o engenheiro apresentou projeto de pesquisa e desenvolvimento de usina de energia solar no RN. “O projeto foi anunciado em abril deste ano, está em fase de desenvolvimento e a previsão é de que entre em operação no segundo semestre de 2014″, explica. A usina será instalada no terreno da Usina Termelétrica (UTE) Jesus Soares Pereira, localizada no município do Alto do Rodrigues, distante 20km de Natal. “Com isso, o projeto possibilita o desenvolvimento de estudos necessários para implantação de usinas de geração fotovoltaica na região nordeste do Brasil”, completou Ricardo Lúcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...